quinta-feira, 8 de março de 2012

Chapecó quer ser a primeira cidade do Brasil com 100% do comércio varejista na internet



Divulgação
Gilberto João Badalotti, presidente da CDL Chapecó: internet vai otimizar os resultados das empresas
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) lançaram o projeto “catálogo eletrônico” na cidade. As entidades querem fazer de Santa Catarina o primeiro estado do Brasil com todo o comércio varejista 100% on-line. Chapecó será a cidade pioneira do país. A empresa responsável pela implementação do projeto é a Isthmus, que possui experiência em sistemas de comércio virtual, serviços e manutenção técnica. O presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, explica que a iniciativa tornará as empresas mais competitivas nacionalmente, o que impulsionará o comércio eletrônico e contribuirá para visibilidade das marcas. “Os benefícios da comunicação on-line são vários, como o baixo custo operacional, facilidade de uso das ferramentas e, principalmente, aproximação com os clientes”, destaca o dirigente.
A implantação prevê três etapas. Na primeira, será criado um catálogo on-line de todas as empresas de Chapecó associadas à CDL. Em seguida, este conjunto de catálogos será convertido em loja virtual. O catálogo de cada empresa será integrado automaticamente ao sistema unificado do projeto, que servirá de canal de marketing de referência na internet.
De acordo com Badalotti, alguns estabelecimentos já iniciaram a implantação. “Os lojistas que aderiram estão satisfeitos e afirmam que a venda no comércio eletrônico depende da competitividade e do investimento em marketing”, conta. Eles relatam, acrescenta o dirigente, que a maioria das vendas e acessos aos catálogos on-line acontecem durante a noite e aos fins de semana, nos horários em que as lojas estão fechadas. “Isso revela que a internet otimiza os resultados das empresas e evita que o cliente potencial acabe fazendo suas compras em lojas virtuais de outros estados”.
RECRUTAMENTO

A CDL Chapecó tem uma equipe de profissionais que visitará as empresas associadas para detalhar o projeto e mostrar os benefícios do ingresso à iniciativa. Na primeira etapa, cada empresa criará seu site com apresentação dos principais produtos, que permitirá ao empresário perceber o impacto com a divulgação do que tem para oferecer. Na segunda fase iniciam as transações on-line e, com isso, os dados integrarão o novo portal de serviços da CDL Chapecó. “Este portal será referência para a busca de qualquer produto do município”, projeta Badalotti.

A população local e regional poderá receber newsletter e informações de produtos conforme seu interesse pessoal. Além disso, o cliente poderá selecionar atendimento, e o lojista personalizar a venda oferecendo atendimento em domicílio.

A CDL Chapecó ainda estuda a viabilidade de implantação de um cartão multifidelidade que dará direito a pontos/créditos, que poderão ser utilizados para pagar as aquisições em lojas conveniadas, após a compra pelo comércio eletrônico. A partir dessa proposta serão lançadas campanhas promocionais, a exemplo do Dia das Mães.

BENEFÍCIOS

A principal vantagem do catálogo eletrônico do varejo de Chapecó em relação ao e-commerce tradicional, avalia Badalotti, está na ampliação das possibilidades. “Neste modelo, o consumidor da região poderá satisfazer seu desejo de escolher, analisar e até comprar o produto pela internet, mas com o diferencial de também poder ir até a loja para visualizar, provar, negociar ou somente retirar o produto”, exemplifica o presidente da CDL.
Nos casos de problemas com tamanhos ou defeitos, a troca pode ser feita rapidamente, o que não é realidade nas compras em lojas virtuais de outros estados – fato que tem se tornado um grande desafio do comércio on-line. “Este modelo de compra on-line integrado com a loja física é a grande tendência para o varejo mundial em 2012”, finaliza o dirigente.
Matéria publicada em 07/03/2012 em http://www.noticenter.com.br/noticia/?COD_NOTICIA=16660&COD_CADERNO=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário