Seja com seu chefe, colega de trabalho ou cliente é
importante ter clareza do que é prioritário de ser feito, caso
contrário tudo vira urgente e você acaba se perdendo.
Na
experiência que estou fazendo de acordar mais cedo, para aumentar o
nível de resultado, é nítido nos comentários das pessoas que estão
aderindo à experiência que eles conseguem melhorias, pois simplesmente
nessa hora adicional eles focam em prioridades reais, sem ninguém
atrapalhar.
Selecionei cinco formas de você negociar e estabelecer prioridades. Claro que o assunto não termina aqui, mas é um bom começo.
1 – Tenha controle do seu dia
Não adianta querer priorizar se você não tiver um planejamento. São
coisas ligadas, mas que acontecem em uma ordem. Primeiro eu preciso
puxar da cabeça tudo que tenho para fazer, depois eu planejo isso nos
próximos três ou cinco dias e, daí, eu priorizo diariamente o que deve
ser feito primeiro e depois. Se você não sabe o que deve fazer e ficar
apenas recebendo e-mails ou lembranças te dando ordens do que fazer você
não vai conseguir priorizar de forma eficaz.
2 – Antecipe ao máximo
Sempre que possível não espere a prioridade virar urgência para
fazer. Quanto mais antecedência você tiver, mais flexibilidade terá na
hora de definir o momento certo de execução. Adiar uma prioridade que
tem prazo para um momento de melhor performance pessoal é super
saudável, o problema é quando você tem de fazer a prioridade porque é o
limite da entrega.
3 – Negocie prioridades antes de serem urgências
Se você sabe que algumas prioridades dependem de terceiros, não
espere que eles lembrem da prioridade na última hora. Você não pode
mudar o modo das pessoas se planejarem, mas o seu planejamento pode
inferir na boa produtividade de toda a equipe. Pequenos e-mails de
lembrete ou de oferecimento de ajuda ajudam a relembrar a tarefa.
4 – Negocie com seu chefe
Eu não aceito quando delego uma tarefa e a pessoa simplesmente
retorna: “não dá pra fazer”. Não dá por que? Quais as prioridades? É bem
diferente quando eles chegam e falam: “Eu estou com essas prioridades
na semana. O que você acha que deve ser priorizado?”. O líder tem de
saber o que é prioritário. Ele junto com você pode negociar as
prioridades e os prazos. Haverá dias que vai precisar de “tempo extra”,
mas na maior parte dos casos deverá ser possível ajustar.
5 – Negocie com base no resultado
Se tiver dúvidas do que deve ser priorizado, eu sugiro “elevar” o
questionamento para as metas, momento, visão ou missão da empresa.
Precisa aumentar o faturamento? Priorize as atividades de faturamento.
Precisa aumentar a qualidade de serviço? Priorize o atendimento ao
cliente. Priorizar significa dar uma ordem de execução, não esquecer a
atividade. Por isso, saber o momento certo de fazer se torna
imprescindível nessa decisão.
Até a próxima!
Use seu tempo com sabedoria.
Autor: Christian Barbosa, empreendedor
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