terça-feira, 31 de julho de 2012

Oito passos para entrar no mercado de trabalho


Antes, durante e depois do ingresso no mercado de trabalho, algumas ações podem ser fundamentais para o sucesso.

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, durante um Congresso Socialista em Paris, para representar a greve geral que ocorreu em 1º de maio de 1886, em Chicago. No Brasil, a data é relacionada à luta pela redução da jornada de trabalho e a primeira celebração ocorreu em Santos, em 1895. Conforme o IBGE, milhares de trabalhadores que foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos.

Ainda hoje, a luta reside em manter os direitos constitucionais e buscar avanços rumo à felicidade do ser humano. E como obtê-la em um mercado cada vez mais competitivo e exigente? Sabe-se que não basta formação técnica, mas reunir competências comportamentais que facilitem o relacionamento entre as pessoas e propicie comunicação objetiva.

Antes, durante e depois do ingresso no mercado de trabalho, algumas ações podem ser fundamentais para o sucesso:

1 – Prepare sua auto-apresentação: em entrevistas ou momentos de interação profissional, haverá situações em que você deverá responder às clássicas perguntas “fale-me a seu respeito”. Competências, modo de ser, experiências e aspirações devem ser informadas de forma articulada e, sobretudo, convincente. O importante é dar uma visão geral de sua experiência e expectativas de evolução profissional.

2 – Desperte interesse no entrevistador: além de apresentar um currículo, fazer a diferença pode valorizar o “passe”.


3 – Cuide de sua imagem: ao se apresentar numa entrevista, você deve cuidar de sua imagem: cabelo, unhas, maquiagem, roupas formais e neutras.

4 – Conheça a empresa: visite o site, busque informações em revistas de negócios e especializadas para demonstrar interesse no momento da entrevista.

5 – Procure empresas que apostem na formação: confirme se a organização investe nisso e demonstre que valoriza a iniciativa durante a entrevista.

6 – Complemente sua formação acadêmica: empresas valorizam candidatos com experiências sociais ou profissionais complementares à formação acadêmica, como voluntariado e estágios.

7 – Diversifique a procura: o mercado de trabalho é cada vez mais global e jovens devem estar atentos a oportunidades em nível nacional e internacional.

8 – Procure identificação pessoal com os valores das empresas: as pessoas e as empresas são diferentes. Os candidatos devem procurar as empresas com que se aproximem ao seu perfil e valores.

E aqui vai a mais importante e crucial das dicas:

Seja você mesmo, sempre! Use e abuse de suas competências, agindo como facilitador e peça fundamental na solução de problemas. Assim, seu caminho para o sucesso estará sendo trilhado.

Por Elaine Lombardi, psicóloga e consultora / artigo publicado no AN Jaraguá.
Fonte: Portal Contabil SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário