Além dos filmes que mostram a criação de grandes empresas, outros também
ensinam grandes lições para os negócios. Veja quais são eles.
Inspiração pode ser a chave para um negócio de sucesso e, muitas
vezes, ela vem através de uma boa história. Não é à toa que o cinema se
utiliza de muitas dessas histórias para cativar sua plateia.
“Alguns filmes passam lições importantes para empreendedores e acabam
ensinando mais que em uma sala de aula, por serem lúdicos e
acessíveis”, disse o coordenador do Centro de Empreendedorismo do
Insper, Marcelo Nakagawa.
Além dos filmes que narram o surgimento de grandes empresas, como
Facebook, Apple e Microsoft, outros filmes não tão clássicos sobre o
assunto podem revelar valiosas lições, como O Poderoso Chefão, que
mostra como as negociações são essenciais para um negócio.
O Portal InfoMoney perguntou a Nakagawa e ao Samy Dana, professor da
escola de Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), quais são os filmes
que todo empreendedor deveria assistir. Você sabe quais são eles?
Confira abaixo:
1. A Rede Social (2010)
A história narra como o ainda estudante Mark Zuckerberg criou o Facebook e, após seis anos, se tornou o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook.
O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.
Além de mostrar todas as etapas de uma ideia, criação e amadurecimento de uma empresa, Nakagawa ressalta que o filme chama a atenção sobre as dificuldades pessoais que um empreendedor pode enfrentar após abrir seu negócio. “O processo caótico de criar uma empresa do zero pode afetar a vida pessoal do empreendedor, que muitas vezes, acaba se distanciando da família e desfazendo vínculos de amizade”, diz o professor.
Já Dana, professor da FGV, diz que o filme também mostra os desafios e os dilemas que o empreendedor pode passar. “Além da pessoal, Zuckerberg passa por problemas judiciais”, lembra.
2. Piratas da Informática (1999)
“O filme mostra a briga entre dois empresários brilhantes em busca da liderança. A questão da autoria de ideias e a competição acirrada vão além das telas do cinema. Saber lidar com a concorrência nem sempre ‘justa’ faz parte do cotidiano do empresário”, disse o professor do Insper.
3. O Aviador (2004)
“É um filme que narra a obsessão da criação de um negócio. Hughes é o tipo de empreendedor que consegue investir em muitas ideias ao mesmo tempo e se torna obsessiva com elas”, pontua Nakagawa. “O filme mostra o quão perigoso é ser obcecado pelo negócio e como isso pode interferir na sua vida pessoal”.
4. À procura da felicidade (2005)
Chris Gardner (Will Smith) é um pai solteiro que enfrenta sérios problemas financeiros.
![]() |
Após uma tentativa falha de ser vendedor, Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Ele e seu filho, de cinco anos, passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
“Muitas dificuldades virão para aqueles que abrem uma empresa do zero. O importante é continuar tentando, se você acredita nesta ideia”, analisa Dana.
5. Tucker - O Homem e o Seu Sonho (1988)
Para o professor do Insper, esse filme é um exemplo de como a concorrência pode ser desleal com os novos negócios. “A concorrência está de olho em sua empresa e ela não medirá esforços para destruí-la”, alerta Nakagawa.
Apesar da violência, o filme levanta questões de poder, lealdade e de laços familiares. Na opinião de Samy Dana, professor a escola de economia da FGV, o filme mostra as complexidades das organizações e as dificuldades políticas que um empreendedor enfrenta. “Alegoricamente, o filme aborda diversas questões fiscais e de negociações que são importantes para o conhecimento do empreendedor. Nunca será do jeito mais fácil, negociação é tudo”, comenta Dana.
7. Homens de Honra (2000)
![]() |
“Ninguém acreditava nele, mas o personagem conquistou o respeito de todos por sua capacidade. Seja em qual área for empreender, a melhor maneira de dar certo é saber onde está entrando e ser respeitado pela sua eficiência e conhecimento na área”, analisa Nakagawa.
8. Decisões extremas (2010)
O filme mostra que as empresas precisam ter um propósito para serem criadas e o empresário tem que acreditar nela e no que produz. “A partir de problemas pessoais, o personagem encontra uma saída, que é a abertura de uma startup. Além do sentimentalismo da trama, o filme é um exemplo de empreendedorismo”, analisa o coordenador do Insper.
9. Happy Feet (2006)
10. O Céu de Outubro (1999)
![]() |
O filme aborda algumas máximas que um empreendedor deve ter, na opinião de Nakagawa: persistência, mesmo quando as pessoas não acreditam nas suas ideias, e pensar “fora da caixa”, não ser parte do “efeito manada”. “Enquanto todos acreditavam na mineração, Homer pensava além e não desanimou quando todos à sua volta diziam que não daria certo. O filme conta ainda como é tirar a ideia do papel e, no final, o personagem se torna engenheiro da Nasa”.
Fonte: Infomoney (Por Luiza Belloni Veronesi)



Nenhum comentário:
Postar um comentário