terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mais eficiência e menos custos

Tecnologia amplia recursos de pequenas empresas. Veja por onde começar a usar a computação em nuvem.


De acordo com a consultoria Internacional Data Corporation (IDC), em 2011, o cloud computing (computação em nuvem) ajudou organizações de todos os tamanhos, no mundo todo, a economizar US$ 400 bilhões. A tecnologia está alterando os modelos de negócio e esta tendência em particular traz implicações significativas aos empreendedores, pois amplia os recursos tecnológicos acessíveis a pequenas empresas. Escala, estabilidade dos serviços e redução de custos com manutenção estão entre as principais vantagens.
O conceito de cloud computing
A tecnologia conhecida como “nuvem” disponibiliza as mais variadas aplicações por meio da internet, em qualquer lugar e independente da plataforma utilizada, sem a necessidade de instalação em computadores e outros dispositivos. A maioria dos leitores provavelmente já utilizou aplicações na nuvem ao assistir vídeos no Youtube e acessar e-mails no Gmail, Hotmail, entre outros. O conceito de nuvem reflete a alocação dispersa de recursos e a utilização de tecnologia como serviço, pois só se paga pelo que se usa.
Aplicações possíveis
Os empreendedores podem utilizar cloud computing para aplicações tecnológicas como e-mails, armazenamento e back-up de dados e Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), com ganhos emescalabilidade e elasticidade, agilidade na implementação e gerenciamento de projetos, além de economia em infraestrutura. O acesso a sofisticados Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP) possibilita integração de dados e processos, aumentando a produtividade e competitividade do negócio.
Por onde começar?
Antes de contratar um provedor de cloud computing, é importante entender o conceito de computação em nuvem e suas aplicações no negócio, conhecer o provedor e suas certificações, e analisar o contrato para garantir a privacidade e segurança dos dados, além da disponibilidade do serviço contratado. A adoção de cloud computing pode começar por sistemas e aplicações específicos até atingir as áreas estratégicas do negócio.
Ao adotar a computação em nuvem, os custos do negócio passam do CAPEX para OPEX, ou seja, de gasto com investimentos para gasto com operação. O investimento em infraestrutura de TI é reduzido drasticamente, pois não há a necessidade de compra de servidores, softwares e licenças, aumentando o capital disponível para as áreas estratégicas do negócio. O custo com TI passa a ser periódico, de acordo com os serviços utilizados e os empreendedores podem ampliar seus contratos em períodos de alta demanda e depois retornar aos níveis de utilização média, sem aumento de custos fixos.
Para empresas de menor porte, independente do ramo de atividade, a adoção de cloud computing incrementa a segurança da informação. Devido à baixa escala e orçamento limitado desses empreendimentos, a segurança de seus servidores é inferior a de grandes fornecedores de tecnologia. Além disso, os serviços contratados normalmente são acompanhados por atualizações periódicas de novas versões do software, o que diminui os investimentos em manutenção. Mas é preciso também evitar os riscos de uma migração mal feita e estar atento para os novos desafios de segurança. Vale conversar antes com quem já viveu a experiência da migração para a nuvem e, como em uma compra convencional, avaliar as ofertas disponíveis.
 
Antonio Gil é graduado em Engenharia de Produção pelo ITA, Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), ligado à Presidência da República.

Fonte: http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/operacoes/tecnologia-cloud-computing/mais-eficiencia-e-menos-custos?utm_source=Akna&utm_medium=Disparo&utm_term=26.02.2012&utm_content=Conteudo&utm_campaign=Conteudo_26.02.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário