Por mais que tenham um discurso de que críticas são
importantes para o aprimoramento, muitos chefes não aceitam opiniões
dos profissionais. Encontre algumas maneiras de fazer isso.
SÃO
PAULO - Muitos profissionais sabem o quanto é arriscado oferecer
feedback ao seu chefe, ou críticas construtivas, já que as pessoas não
sabem lidar com esse tipo de avaliação, normalmente. Por mais que tenham
um discurso de que críticas são importantes para o aprimoramento,
muitos chefes não aceitem os comentários de seus próprios subordinados.
Escolher entre fazer ou não o feedback é uma decisão que deve partir da
análise de seu ambiente de trabalho, cultura e padrões de comportamento
dos colegas.
1. A pessoa certa Pode parecer que seu chefe é a
pessoa certa para tal crítica ou comentário, mas é recomendável que você
avalie a hierarquia da empresa para que não passe na frente de ninguém e
seja prejudicado. Analise quais são as atitudes que seus colegas
normalmente adotam e veja as repercussões dessas ações. A partir dessa
análise identifique a pessoa certa com quem você deve conversar.
2. A solução O problema que você identificou pode
não ser tão simples de resolver. Pode até mesmo acontecer de seu chefe
saber dessa falha, mas não ter opções para solucioná-la. Antes de fazer
qualquer crítica, procure identificar tentativas de solução que seu
chefe possa ter empregado. Você deve saber das circunstâncias e
implicações antes de falar do trabalho de outra pessoa, especialmente do
de seu chefe. Talvez seja mais produtivo chegar com uma sugestão de
solução do que com uma crítica.
3. Se você for novo funcionário Todo início de
trabalho é complicado. Por conta disso, é importante que você escolha
com cuidado o tipo de base que quer dar para que as pessoas construam a
imagem que formam de você. Talvez seja melhor arriscar e fazer seus
comentários, ou é mais recomendável que você espere mais tempo para
conseguir assimilar o conjunto de aspectos que formam e envolvem esse
problema, para então ter credibilidade suficiente para apontá-lo,
juntamente com alguma sugestão, é claro.
4. Garanta seu trabalho Para que as pessoas escutem
suas sugestões e críticas construtivas elas devem confiar em seu
desempenho e credibilidade. Isso depende diretamente de como você faz
seu trabalho e se envolve com as pessoas do escritório, por isso não
fale nada sem que a sua parte esteja perfeitamente garantida.
5. Limite seus comentários Ao invés de criticar tudo
relacionado a determinado projeto ou desempenho procure pontuar apenas
os pontos principais, mais visíveis e alcançáveis. Isso irá trazer mais
crédito para o que você fala e talvez uma abertura flexível para
próximas conversas.
6. Pergunte ao seu chefe Uma alternativa é perguntar
para seu chefe para quem as sugestões poderiam ser feitas. Você pode
falar algo como “Clarice, tenho algumas sugestões sobre o processo de
cobrança e gostaria de saber com quem posso conversar sobre o assunto”. A
partir da reação de seu chefe você conseguirá perceber a mentalidade
que ele possui em relação ao feedback ou críticas construtivas.
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