terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Força da Preparação


Realizei à alguns anos a minha primeira corrida de São Silvestre. Um pequeno desafio pessoal, uma jornada que me trouxe, um significativo aprendizado da vida.

Ao longo dos meses que antecederam o dia da prova, aprendi que os obstáculos não param de aparecer quando decidimos fazer alguma coisa. De resfriados a estiramentos musculares, passando problemas familiares. E a desafios profissionais. Tudo parece surgir pelo caminho testando nossa determinação. Aprendi  também que a experiência tem muito valor, por que por mais que a gente tenha lido, assistido ou ouvido falar, é preciso viver o clima do dia da prova para saber quais os sentimentos vamos sentir e onde as cãibras irão aparecer.

Aprendi que não podemos subestimar pessoas com mais de 70 anos. Por que mesmo  para você, que ainda esta na faixa dos 40,  seu resultado final pode ser  desfavorável quando comparado a estes simpáticos e velozes senhores. Senti na pele, mais fique feliz ao saber que correndo aos 40, poderei chegar correndo bem aos 70.

Mas, a lição que mais me marcou, foi descobrir que quase ao final da corrida, quando já estava no meu limite, ainda encontrei mais dois quilometros de uma subida íngreme. Daquelas que até de carro a gente precisa reduzir as marchas. Diante da subida descobri que não importa o quanto a gente já fez, ou quanto já estamos cansados. As subidas vão continuar aparecendo quer a gente queira ou não.  Assisti naquele dia pessoas voando neste momento final, enquanto eu carregava toneladas de peso em minhas pernas. Com isso percebi que o problema não estava na subida, mas na minha falta de preparação de  nunca ter treinado como devia os grupos musculares mais solicitados para enfrentar a subida  íngreme, e que naquela hora estava me fazendo muita falta.

Durante esta subida descobri que na vida não basta ter um objetivo e nem desejar loucamente alcança-lo. Para chegar a ele é preciso saber da força da palavra “preparação
Na vida, para viver, correr e vencer a gente precisa se preparar.
Melhore sempre, sucesso e uma ótimo semana.
Prof Jair.

Texto de autoria do Prof Jair Santos - Palestrante e Consultor Corporativo - Autor de DVD´s e CD´s de treinamento (Gestão/Vendas/Comportamento). Apresentador na Rádio CBN|SC do quadro Construindo Conhecimento| www.profjair.com.br. Respeite o autor mantendo os devidos créditos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário