quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Saiba como se proteger em casos de extravios de documentos pessoais


Em Sorocaba, foram registradas mais de 3 mil perdas no ano passado.
Boletim de ocorrência é fundamental para evitar fraudes.

 

Perder os documentos, ser furtado ou até mesmo roubado é uma dor de cabeça e tanto. E o que já é ruim pode se tornar um perigo, caso algumas medidas de proteção não sejam tomadas com rapidez.
Afinal, o que fazer quando este tipo coisa acontece?  Em primeiro lugar, a vítima deve imediatamente ir à delegacia para fazer uma ocorrência policial sobre o fato, descrevendo todos os documentos que foram extraviados.
 O registro pode evitar golpes de estelionatários. "Para a polícia, o boletim pode nos levar a identificação de quadrilhas especializadas, em fraudes em aposentadorias, uso de documentos falsos, empréstimos e financiamentos de veículos. Para o cidadão, é de extrema importância. Pode assegurar o uso indevido e desta forma, isentar a responsabilidade em casos de fraudes" , explica o delegado José Belotti. Vale lembrar que este tipo de ocorrência pode ser feita pela internet.
Em Sorocaba, no interior de São Paulo, os números de documentos perdidos chegaram a 3,2 mil somente no ano passado. Sobre furtos, as ocorrências chegam a 793. "Depois de fazer o boletim de ocorrência, a pessoa recebe uma cópia do BO, que vale até que ela consiga as segundas vias de cada documento", conclui Belotti.
Mas esta não é a única preocupação de quem passa por esta situação. Depois do registro, é preciso levar a ocorrência até o representante mais próximo do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), para que o órgão seja informado e a vítima esteja protegida contra possíveis fraudes no comércio.
Para a perda de cheques ou cartões de banco, a orientação é imediatamente entrar em contato com o banco, informando o fato e pedindo o cancelamento dos mesmos.  Se este requerimento for feito por telefone, deve-se anotar o número do protocolo e, dependendo da instituição, confirmar o procedimento na agência. No caso de cartões de crédito, deve entrar em contato com a administradora do cartão e fazer o bloqueio imediato.
A Polícia Militar orienta ainda nunca andar com todos os documentos no bolsa - somente o necessário. Outra orientação é nunca carregar as senhas anotadas ou utilizar senhas fáceis como data de nascimento.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/02/saiba-como-se-proteger-em-casos-de-extravios-de-documentos-pessoais.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário