terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Investimentos em capacitação do profissional contábil serão foco de Adilson Cordeiro no comando do CRCSC

O contabilista cresce em importância na mesma proporção em que surgem novas tecnologias para registrar com rapidez e fidedignidade as informações. É assim que Adilson Cordeiro analisa o atual cenário da profissão contábil, que já está entre as cinco mais demandadas em países como Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Consciente de que a atuação desse tipo de especialista é cada vez mais essencial para o sucesso dos negócios, Cordeiro já definiu sua principal bandeira à frente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), entidade que representa 4,4 mil empresas e 19,6 mil profissionais do Estado: investimentos em educação continuada, com foco na valorização do profissional e na união da classe.
Aos 41 anos, Cordeiro se tornou um dos mais jovens presidentes a assumir o comando do CRCSC. Eleito no final do ano passado para um mandato de dois anos, ele substitui Sergio Faraco. Sua trajetória dentro de entidades de classe, no entanto, começou bem antes. Em 2000, assumiu um posto de conselheiro no próprio CRCSC. De 2001 a 2003, foi um dos diretores do Sescon Grande Florianópolis, que representa as empresas de serviços contábeis da região. Formado em Ciências Contábeis pela Univali, é mestrando na mesma área na Furb e pós-graduado em Auditoria de Gestão Empresarial, além de ser consultor formado pelo instituto de Estudos Avançados (IEA) e sócio-proprietário da Logos Contabilidade, instalada em São José.
DINAMISMO DO SETOR EXIGE QUALIFICAÇÃO
O avanço de processos tecnológicos permite, cada vez mais, que usuários de serviços contábeis tenham à sua disposição informações instantâneas, que facilitam a tomada de decisões, acredita Cordeiro. “A contabilidade passou a ser a linguagem universal dos negócios”, compara o dirigente, em entrevista ao Noticenter. Além disso, o campo de atuação dos profissionais da área também cresceu. Hoje o contador está presente na elaboração de balanços sócio-ambientais e na definição de sistemas que garantam a transparência nas organizações públicas, por exemplo.
Tudo isso, somado principalmente às muitas e frequentes alterações da legislação, exigem capacitação e atualização constante dos profissionais contábeis. Para Cordeiro, o principal desafio do setor é acompanhar essas mudanças. “Nossa área é muito dinâmica, principalmente em relação ao Sped e às IFRS (Novas Normas Internacionais de Contabilidade), que estão provocando uma nova sistemática de trabalho e alterando de forma significativa as rotinas profissionais”, avalia.
É justamente por isso que intensificar as ações na área da educação continuada, principalmente com o uso das tecnologias da informação, está entre as principais metas de Cordeiro. Além de cursos de atualização – com carga horária de quatro a oito horas –, o CRCSC já disponibiliza os programas Contabilizando com o Direito (100 horas/aula) e Contabilizando com a Administração e Economia (144 horas/aula). De acordo com Cordeiro, um dos objetivos é criar também o Contabilizando com o IFRS e o Sped, com duração média de três meses. Para ele, a adoção das normas internacionais e da escrituração digital exige um esforço extra na área da capacitação profissional. “São mudanças significativas que não podem ser contempladas plenamente em cursos de curta duração”, justifica.
Fortalecer a parceria com as entidades contábeis (Sescons, Fecontesc e Sindiconts), as delegacias do CRCSC em todo o Estado e manter uma fiscalização orientativa e preventiva, que ajude os profissionais a acompanharem as mudanças da profissão, também estão entre as prioridades do novo presidente.
SEQUÊNCIA NAS ATIVIDADES
Cordeiro já adiantou que seu mandato vai dar sequência à maioria dos projetos desenvolvidos na última gestão, aprimorando, alterando e incluindo novas comissões, como a do planejamento estratégico. “Esta é uma bandeira que estamos tentando implantar, bem como a renovação de delegados e sub-delegados”, informa.
Ele destaca que uma das principais medidas nos últimos anos foi a consolidação do Portal da Transparência, que permite aos contabilistas e a toda sociedade acompanhar a execução orçamentária da entidade. O expressivo crescimento no número de participantes em cursos e eventos organizados pelo CRCSC, que nos últimos dois anos reuniram quase 80 mil pessoas, entre profissionais e estudantes, são outra amostra do fortalecimento da entidade. “Também podemos destacar a ênfase dada ao profissional da contabilidade pública, que pode ser comprovada nos encontros catarinenses de contadores e controladores públicos que a entidade começou a promover a partir de 2010 e nos cursos elaborados especificamente para atender esse público”, ressalta Cordeiro.
http://www.noticenter.com.br/noticia/?COD_NOTICIA=16532&COD_CADERNO=15
Matéria publicada em 15/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário