A estratégia é estranha. É um dos conceitos mais falados nos negócios, mas ainda assim um dos menos compreendidos.
Os
gurus da gestão ensinam, todos os dias, "estratégias" de infinitas
maneiras; e não importa que a maioria não sejam sequer estratégias. No
seu melhor, muitas são simples definições de objectivos. No seu pior,
são receitas para o desastre ou para a perpetuação da mediocridade.
As boas notícias são que: A Estratégia é uma área onde as pequenas empresas e os novos empreendedores têm uma oportunidade de ultrapassar as suas primas grandes empresas. E começa por simplesmente entender o que é a estratégia realmente – e o que não é.
As boas notícias são que: A Estratégia é uma área onde as pequenas empresas e os novos empreendedores têm uma oportunidade de ultrapassar as suas primas grandes empresas. E começa por simplesmente entender o que é a estratégia realmente – e o que não é.
Enquanto ainda não existe um "livro de estratégia" oficial ou uma
definição universalmente aceite, a minha descrição favorita de
estratégia pertence a Richard Rumelt, um professor da UCLA Anderson
School of Management que é considerado uma das autoridades de topo
mundiais na estratégia de negócios. Rumelt diz que "Ao contrário de uma
decisão autónoma ou de um objectivo, uma estratégia é um conjunto
coerente de análises, conceitos, políticas, argumentos e acções que
respondem a desafios de alto risco."
De alto risco, de facto. Afinal de contas é o seu negócio que está em
jogo. Mas se tivesse de escolher apenas uma palavra para chegar à
essência da estratégia, esta seria "acção". Define toda a visão,
valores, objectivos, principais dificuldades dos clientes e as
oportunidades de receitas que você quer. Os empreendedores de sucesso
comprendem isto porque eles não viram apenas uma necessidade, eles
articularam uma série de actividades específicas e racionais para
satisfazer essa necessidade e atingir os seus objectivos.
Mesmo assim, a verdadeira natureza da estratégia permanece um pouco
escura no mundo dos negócios actual. Para ajudar a clarificar, aqui
estão 6 segredos para evitar erros comuns e criar uma estratégia de
sucesso para a sua pequena empresa:
Segredo nº 1: Objectivos não são estratégia. Isto
pode parecer simples, mas alguns dos melhores e mais brilhantes gestores
falham em reconhecer isto todos os dias. Você pode ter, por exemplo,
objectivos específicos para as receitas do seu negócio, ou o desejo de
ser o "maior" ou "melhor" naquilo que faz na sua área. Mas como é que
vai fazer com que isso aconteça? Você precisa de conhecer os "pontos
centrais" nos quais deve concentrar os seus esforços.
Segredo nº 2: Tem de fazer algo diferente. Se a sua
"estratégia" é exactamente a mesma que a de toda a gente, como é que
espera ter sucesso? As actividades que escolhe como foco, como parte da
sua estratégia, devem – de algum modo – envolver fazer coisas diferentes
dos seus concorrentes. Isto pode envolver fazer coisas diferentes; ou
as mesmas coisas de modo diferente. Para bater a concorrência, você
precisa de uma diferença sustentável.
Segredo nº 3: Estratégia também significa escolher o que não fazer. A
estratégia está relacionada com o fazer escolhas. Muito sinteticamente,
não pode fazer tudo, por isso precisa de escolher o mais importante. Os
donos de algumas empresas acham mais fácil começar o processo de
desenvolvimento da estratégia ao decidir primeiro que tipos de
actividades os seus negócios irão evitar, quer seja porque essas
actividades não se encaixam na visão e objectivos ou porque já existem
outros a fazê-las.
Segredo nº 4: As boas estratégias raramente são óbvias.
Não espere que a estratégia apareça facilmente. Se fosse óbvia,
provavelmente outros já a teriam feito. Pode ser necessário você ter de
convocar toda a sua criatividade, insight e inovação para encontrar a
melhor, e mais adequada, estratégia para o seu negócio. As suas
diferenças não precisam de ser radicais. Diferenças, mesmo subtis mas
distintivas, podem aumentar as suas acções e levá-lo ao sucesso.
Segredo nº 5: A sua estratégia é um ecossistema. A
estratégia não é uma coisa ou uma actividade. São muitas actividades –
algumas diárias, outras menos frequentes – personalizadas para se
adequarem e implementarem na sua estratégia. E tal como nos ecossistemas
da natureza, cada parte desempenha um papel importante em preservar o
sistema (a sua estratégia) como um todo.
Segredo nº 6: A estratégia pode perder-se – e recuperar-se.
Os negócios, tanto os grandes como os pequenos, perdem, frequentemente,
o rastro das suas estratégias. Acontece lentamente, quando as empresas
de sucesso perdem o foco e mudam para abordagens incrementais que nunca
fizeram parte do núcleo. É então que o seu negócio precisa de se
reagrupar e reexaminar a sua estratégia para ver se ainda é a correcta.
Você pode simplesmente querer renovar a original ou encontrar uma nova.
De qualquer das maneiras, tem tudo a ver com a acção.
Fonte: Portal Gestão
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