quarta-feira, 4 de julho de 2012

6 segredos de estratégia para as pequenas empresas

A estratégia é estranha. É um dos conceitos mais falados nos negócios, mas ainda assim um dos menos compreendidos.


Os gurus da gestão ensinam, todos os dias, "estratégias" de infinitas maneiras; e não importa que a maioria não sejam sequer estratégias. No seu melhor, muitas são simples definições de objectivos. No seu pior, são receitas para o desastre ou para a perpetuação da mediocridade.

As boas notícias são que: A Estratégia é uma área onde as pequenas empresas e os novos empreendedores têm uma oportunidade de ultrapassar as suas primas grandes empresas. E começa por simplesmente entender o que é a estratégia realmente – e o que não é.
Enquanto ainda não existe um "livro de estratégia" oficial ou uma definição universalmente aceite, a minha descrição favorita de estratégia pertence a Richard Rumelt, um professor da UCLA Anderson School of Management que é considerado uma das autoridades de topo mundiais na estratégia de negócios. Rumelt diz que "Ao contrário de uma decisão autónoma ou de um objectivo, uma estratégia é um conjunto coerente de análises, conceitos, políticas, argumentos e acções que respondem a desafios de alto risco."
De alto risco, de facto. Afinal de contas é o seu negócio que está em jogo. Mas se tivesse de escolher apenas uma palavra para chegar à essência da estratégia, esta seria "acção". Define toda a visão, valores, objectivos, principais dificuldades dos clientes e as oportunidades de receitas que você quer. Os empreendedores de sucesso comprendem isto porque eles não viram apenas uma necessidade, eles articularam uma série de actividades específicas e racionais para satisfazer essa necessidade e atingir os seus objectivos.
Mesmo assim, a verdadeira natureza da estratégia permanece um pouco escura no mundo dos negócios actual. Para ajudar a clarificar, aqui estão 6 segredos para evitar erros comuns e criar uma estratégia de sucesso para a sua pequena empresa:




 Segredo nº 1: Objectivos não são estratégia. Isto pode parecer simples, mas alguns dos melhores e mais brilhantes gestores falham em reconhecer isto todos os dias. Você pode ter, por exemplo, objectivos específicos para as receitas do seu negócio, ou o desejo de ser o "maior" ou "melhor" naquilo que faz na sua área. Mas como é que vai fazer com que isso aconteça? Você precisa de conhecer os "pontos centrais" nos quais deve concentrar os seus esforços.




Segredo nº 2: Tem de fazer algo diferente. Se a sua "estratégia" é exactamente a mesma que a de toda a gente, como é que espera ter sucesso? As actividades que escolhe como foco, como parte da sua estratégia, devem – de algum modo – envolver fazer coisas diferentes dos seus concorrentes. Isto pode envolver fazer coisas diferentes; ou as mesmas coisas de modo diferente. Para bater a concorrência, você precisa de uma diferença sustentável.


Segredo nº 3: Estratégia também significa escolher o que não fazer. A estratégia está relacionada com o fazer escolhas. Muito sinteticamente, não pode fazer tudo, por isso precisa de escolher o mais importante. Os donos de algumas empresas acham mais fácil começar o processo de desenvolvimento da estratégia ao decidir primeiro que tipos de actividades os seus negócios irão evitar, quer seja porque essas actividades não se encaixam na visão e objectivos ou porque já existem outros a fazê-las.


Segredo nº 4: As boas estratégias raramente são óbvias. Não espere que a estratégia apareça facilmente. Se fosse óbvia, provavelmente outros já a teriam feito. Pode ser necessário você ter de convocar toda a sua criatividade, insight e inovação para encontrar a melhor, e mais adequada, estratégia para o seu negócio. As suas diferenças não precisam de ser radicais. Diferenças, mesmo subtis mas distintivas, podem aumentar as suas acções e levá-lo ao sucesso.

  

Segredo nº 5: A sua estratégia é um ecossistema. A estratégia não é uma coisa ou uma actividade. São muitas actividades – algumas diárias, outras menos frequentes – personalizadas para se adequarem e implementarem na sua estratégia. E tal como nos ecossistemas da natureza, cada parte desempenha um papel importante em preservar o sistema (a sua estratégia) como um todo.

 
Segredo nº 6: A estratégia pode perder-se – e recuperar-se. Os negócios, tanto os grandes como os pequenos, perdem, frequentemente, o rastro das suas estratégias. Acontece lentamente, quando as empresas de sucesso perdem o foco e mudam para abordagens incrementais que nunca fizeram parte do núcleo. É então que o seu negócio precisa de se reagrupar e reexaminar a sua estratégia para ver se ainda é a correcta. Você pode simplesmente querer renovar a original ou encontrar uma nova. De qualquer das maneiras, tem tudo a ver com a acção.

Fonte: Portal Gestão

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