Para funcionários ou clientes, o clima do seu negócio faz toda a diferença na hora de estabelecer parcerias.
Mau humor, falta de vontade e desânimo. Quando o clima de
uma pequena empresa é ruim esses sintomas aparecem e afetam não só os
funcionários, mas também os consumidores. Em ambientes com poucos
funcionários, cuidar bem do relacionamento é uma questão de
sobrevivência para o negócio.
Para Adriana Gomes, coordenadora do núcleo de estudos em
desenvolvimento de pessoas da pós-graduação da ESPM, mudar este cenário
exige dedicação do empreendedor. “É difícil construir relacionamentos,
porque as pessoas são muito cobradas com resultados e acham que o tempo
conversando é perdido”, diz.
Segundo ela, são atitudes simples do cotidiano, como uma conversa
atenta, que têm o poder de mudar este panorama. “As pequenas e médias
empresas têm oportunidades melhores ainda de rever e otimizar processos,
mas vai exigir do empresário não só conhecimento do negócio. Tem que
começar a trabalhar bem com gente”, diz Adriana. Para ajudar nesta
tarefa, veja as dicas da especialista e melhore de vez o clima de
trabalho na sua empresa.
1. Pronto para o feedback
Escutar. Este é o primeiro passo para desenvolver um bom
relacionamento entre os funcionários. “A escuta ativa é realmente uma
ferramenta importante. O feedback é um processo que exige
autoconhecimento do gestor e o interesse dele com a equipe”, explica.
Estabeleça um vínculo com seus colaboradores e aprenda a ouvir para
saber o que na empresa pode ser melhorado.
Segundo Adriana, muitos empreendedores e executivos se dizem
dispostos a ouvir, mas, quando a pessoa vai até eles, não dão a atenção
que deveriam. “Os executivos ficam inconformados porque se acham
abertos, mas ficam digitando enquanto a pessoa está ali falando. Tem de
mostrar atenção. Não adianta aparentar interesse se não tiver de fato”,
conta.
2. Ser pequeno ajuda
O objetivo de uma empresa é dar lucro. Por isso, a cobrança por
resultados pode acabar ofuscando o desenvolvimento pessoal e
comportamental. “É difícil construir relacionamentos, porque as pessoas
são muito cobradas com resultados e acham que o tempo conversando é
perdido. Mas, as pequenas empresas têm oportunidades melhores de rever e
otimizar os processos”, explica. Aproveitar, portanto, que a empresa é
menor é importante para melhorar o clima. “O pequeno empresário tem que
começar a trabalhar bem com gente, porque tem linha de comunicação muito
mais direta”, diz.
3. Comunique-se
Não basta aproveitar a proximidade com a equipe, é preciso
estabelecer uma comunicação clara e objetiva. Para Adriana, a
comunicação é essencial para construir um bom relacionamento. “Alguns
empresários sofrem do mal da arrogância e por serem donos acham que não
precisam aprender nada. Eles colocam os colaboradores em processos e se
excluem. Quando o negócio começa a falhar, percebe que precisa se
desenvolver como gestor de pessoas e não só de processos”, explica a
professora. Seja com um mural ou com uma newsletter, é interessante
manter um canal com os funcionários para alinhar objetivos e
expectativas.
4. Negocie para resolver conflitos
Quando o clima já está em uma situação crítica, os conflitos começam a
surgir. Neste momento, os empreendedores devem usar a negociação para
resolver sem afetar negativamente a equipe. “Ninguém está livre de
errar. A questão é o que você faz a partir do seu equívoco. Tenha
humildade para reconhecer o seu erro e não empurre-o para todos”,
explica.
Fonte: EXAME.com por Priscila Zuini
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