É preciso lançar um produto
que oferece valor real para o consumidor, mas para crescer o
empreendedor precisa focar na razão de a empresa existir.
Agora
você conseguiu lançar o seu produto, iniciar o seu negócio e as coisas
vão de vento em popa. Isso é muito bom, mas saiba que muitos desafios e
perguntas ainda mais difíceis virão e você deve estar preparado para
eles.
Independentemente dos desafios associados a financiamento, impostos,
infraestrutura, entre outros, os maiores serão associados à estratégia,
ao modelo de negócio e às pessoas.
Esses realmente são importantes para buscar o crescimento sustentável
de qualquer negócio, porém, antes de enfrentá-los e até para ajudá-lo no
direcionamento de suas decisões, você deverá buscar qual o propósito
que você quer dar para o seu negócio e quais os princípios que irão
guiá-lo.
Assim como na vida, quando encontramos o nosso propósito e princípios, a
nossa visão fica muito mais clara e as decisões muito mais fáceis de
serem tomadas.
Isso pode parecer exotérico, mas na verdade é um exercício de
lembrarmos o limite de tempo de nossa existência e de que forma queremos
aproveitar melhor esse tempo, quais serão as nossas escolhas, quanto
estamos dispostos a arcar com os resultados das mesmas e qual o legado
que queremos deixar para os nossos descendentes.
Por exemplo, uma pessoa que encontra o seu propósito de vida em uma
determinada carreira conseguirá manter o foco naquela atividade, fará os
eventuais sacrifícios por conta desse propósito e escolherá
determinados caminhos em detrimento de outros. Da mesma forma ao
escolher os seus princípios, terá uma “constituição” com artigos que
servirão para guiar as suas ações.
Para que seu negócio seja legítimo, procure então fazer com que ele
tenha propósitos e princípios que reflitam os seus e busque identificar
outros que indiquem o que você espera para o futuro de seus
"descendentes" profissionais.
Faça essa reflexão, como falei, de forma legítima, buscando as suas
crenças e como você gostaria que seu negócio fosse reconhecido.
Uma boa forma de fazer esse exercício é imaginar uma manchete nas
primeiras páginas dos jornais falando de sua empresa. O que você
gostaria de ler nessas manchetes? E nas matérias como você gostaria que
falassem de seu negócio e do fundador?
A partir daí, você verá que todas as decisões estratégicas, de modelo e
gerenciamento de pessoas serão mais objetivas, pois estarão impregnadas
do propósito do negócio e seus princípios.
Carlos Alberto Miranda é sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em empresas de rápido e alto crescimento.
Fonte: http://www.endeavor.org.br
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