quarta-feira, 27 de junho de 2012

Depois do "o que", foque no "porquê"

É preciso lançar um produto que oferece valor real para o consumidor, mas para crescer o empreendedor precisa focar na razão de a empresa existir.
Agora você conseguiu lançar o seu produto, iniciar o seu negócio e as coisas vão de vento em popa. Isso é muito bom, mas saiba que muitos desafios e perguntas ainda mais difíceis virão e você deve estar preparado para eles.
Independentemente dos desafios associados a financiamento, impostos, infraestrutura, entre outros, os maiores serão associados à estratégia, ao modelo de negócio e às pessoas.
Esses realmente são importantes para buscar o crescimento sustentável de qualquer negócio, porém, antes de enfrentá-los e até para ajudá-lo no direcionamento de suas decisões, você deverá buscar qual o propósito que você quer dar para o seu negócio e quais os princípios que irão guiá-lo.
Assim como na vida, quando encontramos o nosso propósito e princípios, a nossa visão fica muito mais clara e as decisões muito mais fáceis de serem tomadas.
Isso pode parecer exotérico, mas na verdade é um exercício de lembrarmos o limite de tempo de nossa existência e de que forma queremos aproveitar melhor esse tempo, quais serão as nossas escolhas, quanto estamos dispostos a arcar com os resultados das mesmas e qual o legado que queremos deixar para os nossos descendentes.
Por exemplo, uma pessoa que encontra o seu propósito de vida em uma determinada carreira conseguirá manter o foco naquela atividade, fará os eventuais sacrifícios por conta desse propósito e escolherá determinados caminhos em detrimento de outros. Da mesma forma ao escolher os seus princípios, terá uma “constituição” com artigos que servirão para guiar as suas ações.
Para que seu negócio seja legítimo, procure então fazer com que ele tenha propósitos e princípios que reflitam os seus e busque identificar outros que indiquem o que você espera para o futuro de seus "descendentes" profissionais.
Faça essa reflexão, como falei, de forma legítima, buscando as suas crenças e como você gostaria que seu negócio fosse reconhecido.
Uma boa forma de fazer esse exercício é imaginar uma manchete nas primeiras páginas dos jornais falando de sua empresa. O que você gostaria de ler nessas manchetes? E nas matérias como você gostaria que falassem de seu negócio e do fundador?
A partir daí, você verá que todas as decisões estratégicas, de modelo e gerenciamento de pessoas serão mais objetivas, pois estarão impregnadas do propósito do negócio e seus princípios.
 
 
Carlos Alberto Miranda é sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em empresas de rápido e alto crescimento.
Fonte: http://www.endeavor.org.br

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