sexta-feira, 15 de junho de 2012

Valorize-se no trabalho

Você é daquele tipo de pessoa que sabe mostrar aos outros aquilo que tem de melhor? Ou você se identifica com aquele profissional que nunca consegue arrancar um elogio do chefe ou dos colegas?



Você é daquele tipo de pessoa que sabe mostrar aos outros aquilo que tem de melhor? Ou você se identifica com aquele profissional que nunca consegue arrancar um elogio do chefe ou dos colegas?

Não importa a resposta, mas, sim, o que você anda fazendo ou pode fazer para se valorizar no trabalho. Para isso, é preciso destacar suas habilidades e também seus defeitos de modo que estes não comprometam a sua reputação. 

No entanto, a tarefa não é nada fácil, tanto que vários estudiosos já se dedicaram a estudos sobre as relações no ambiente de trabalho.

Ainda que não haja fórmulas prontas e, muito menos, direcionamentos específicos que dê condições de lidar com questões complexas inerentes à natureza do homem, vale a pena ficar atento a alguns estudos, publicações e dicas como as sugeridas pelo site Mdemulher:

Seja autoconfiante
Com bom senso e sem arrogância, você pode transmitir segurança para os seus colegas. Quando se tem segurança é mais fácil ter disciplina, foco e objetividade. A confiança em si mesma é o primeiro passo para conquistar as pessoas ao redor.

Evolua
Não seja adepto do conceito de que basta ser como sempre foi que terá garantias no trabalho. Qual o chefe que não gosta de saber que o funcionário domina o assunto? Que empresa não se interessa por um funcionário que procura ampliar seus conhecimentos para melhorar a qualidade de seu trabalho? Comece a pensar sob outra ótica que não seja sempre foi assim e nada vai mudar.

Mantenha boas relaçõesRespeitar o colega de trabalho é o primeiro passo para uma relação civilizada. Aprender a lidar com as diferenças, especialmente culturais, pode colaborar muito para que se tenha boas relações. 

Saiba ouvir
Muitos têm certeza de que basta não falar para ouvir. Ouvir é outra coisa: é estar disposto a respeitar o que outro tem a dizer, mesmo quando não se concorda com determinada posição daquele que fala. Ouvir é, sobretudo, estar aberto para outro, é ter a sensibilidade para entender que a troca de conhecimento contribui para criar relações verdadeiras.

Revele o seu potencial
Mostre seu potencial sem exageros. Deixe claro seu compromisso com os valores.

Fonte: CRC - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário